Total de visualizações de página

Musicas do Grupo


Mais da Rede Juvenil na Net

Downloads: roteiros e mais

Postagens populares

Seguidores

Rede Juvenil SJC. Tecnologia do Blogger.

Tweeter

segunda-feira, 28 de março de 2011

A Igreja não salva Ninguém?


Será que essa afirmação é correta? Tenho certeza que já ouviu essa frase proveniente de alguém que não tem o conhecimento sobre esse assunto! Primeiro vamos pela racionalidade se a Igreja não salvasse por que Deus (Jesus) a faria? Se ela não alimentar e orientar seu rebanho cairá na divisão e se esfacelara,Jesus confiou a Pedro a missão de ser a pedra onde a igreja é sustentada e foi Pedro quem converteu e salvou(através de Deus e sua palavra) almas que nem sabia muitas vezes quem era Cristo ou pessoas que negavam a acreditar... como então a Igreja não salva? a pergunta é a missão da Igreja é levar a Palavra de Deus(levar DEUS)como ela não tem papel fundamental na salvação?

A frase "fora da Igreja não há salvação" aparece pela primeira vez com São Cipriano e com Orígenes em torno do ano 250 dC. Encontramos-a também ininterruptamente nos Padres, ou com ligeiras variantes ou traduzida também em imagens como a arca de Noé ou outras equivalentes.

Fonte: El Teologo responde
Autor: Pe. Miguel Ángel Fuentes, I.V.E.
Tradução: Rogério SacroSancttus - Revisão 14/Nov/2007





Aprendemos que a Igreja é o próprio Cristo em seu corpo e nos assembléia somos parte desse corpo certo? (1 Cor 12,12-21). E pelas escrituras e a catequese da nossa ICAR sabemos: (Ef. 5:23) Jesus fala que como o Marido é chefe da Mulher assim o Cristo é chefe da Igreja e que a Igreja é o corpo dele,logo tiramos a colusão que a salvação proveniente de Cristo se encontra na Igreja dele (ICAR) onde ele se faz presente com o seu Próprio corpo(na eucaristia o sacrifício perfeito,que só nós temos) ele prometeu e cumpre até hoje e sempre o fará,ele prometeu que estaria com a Igreja dele até o fim dos tempos (MT 28,20) onde Jesus ordena aos seus apóstolos(os primeiros membros da Igreja de Cristo) a ir a todo mundo e batizar em nome do pai do filho e do espírito santo,e disse"Eu estarei convosco até o final dos tempo " estaria com sua Igreja até sua volta pra redenção eterna.o que a catequese diz? Vejamos:

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Igreja é o instrumento para a Salvação:
§776 Como sacramento, a Igreja é instrumento de Cristo. "Nas mãos dele, ela é o instrumento da Redenção de todos os homens" o sacramento universal da salvação" pelo qual Cristo "manifesta e atualiza o amor de Deus pelos homens". Ela "é o projeto visível do amor de Deus pela humanidade" que quer que o "gênero humano inteiro constitua o único povo de Deus, se congregue no único Corpo de Cristo, seja construído no único templo do Espírito Santo".
§780 A Igreja é no mundo presente o sacramento da salvação, o sinal e o instrumento da comunhão de Deus e dos homens.
§816 "A única Igreja de Cristo (...) é aquela que nosso Salvador depois de sua Ressurreição, entregou a Pedro para que fosse seu pastor e confiou a ele e aos demais Apóstolos para propagá-la e regê-la... Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na ("subsistit in") Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele":

O Decreto sobre o Ecumenismo, do Concílio Vaticano II, explicita: "Pois somente por meio da Igreja católica de Cristo, 'a qual é meio geral de salvação', pode ser atingida toda a plenitude dos meios de salvação. Cremos que o Senhor confiou todos os bens da Nova Aliança somente ao Colégio Apostólico, do qual Pedro é o chefe, a fim de constituir na terra
um só Corpo de Cristo, ao qual é necessário que se incorporem plenamente todos os que, de que alguma forma, já pertencem ao Povo de Deus".

Na Parábola do bom samaritano Jesus ocultamente explica a importância da Igreja na salvação e deixa claro para esse entendimento! (Lc 10,25-37) '' LEIA PARA O ENTENDIMENTO DAS EXPLICAÇÕES''

Na Parábola do Bom Samaritano ( próprio Jesu é o bom samaritano), Ele salva o homem caído (que somos todos nós), e o leva à Hospedaria(Igreja). Entrega ao hospedeiro (o Papa) duas moedas (Antiga e a Nova Aliança). E vai embora (volta ao Céu). Mas voltará no fim dos tempos.

Voltando ao contexto histórico! Se não fosse a Igreja católica hoje provavelmente não teríamos quase nada ou nada sobre Cristo, pois guerras e muitas pessoas não consideravam Cristo como Deus e salvador dos Homens por exemplo na época a maioria eram Judeus, os quais não acreditavam que Cristo era Deus, conseqüentemente não teria salvação pois não conheceríamos a Jesus o que veio pra salvar! E já sabemos a essa altura qual a única Igreja que conservou a fé única e verdadeira proveniente dos apóstolos... 

E ainda no contexto Histórico vamos ver uma citação de um dos maiores doutores de nossa Igreja doutor que alias é estudado pelos irmãos protestantes também! Vejamos: " Esta Igreja é Sagrada, a Única Igreja, a verdadeira Igreja, a Igreja Católica, combatendo como sempre o faz, contra todas as heresias. Ela pode combater, mais nunca será vencida. Todas as heresias são eliminadas dela, como as inuteis podas de um galho. Ela permanece firme em sua raiz, em seus galhos , em seu amor. As portas do inferno NÃO a conquistarão"

Santo Agostinho , Sermão aos Catecumenos, sobre o Credo, 6,14, 395 d.C.

A doutrina da salvação pela Igreja  já vinha dos primeiros Cristão e já era uma verdade entre eles! E quem conheceu Jesus na sua máxima essência se não os primeiros Cristão não é verdade? Volto a repetir esse não é um caso de tradição, por que temos nas escrituras o respaldo pra esse dogma mais nem tudo foi escrito e tem coisas que só a santa tradição trazida por nossos irmãos seguidores de Cristo do primeiro século que podem nos esclarecer alguns casos não escritos,e ninguém aqui também disse que é a igreja é quem salva, dizemos que os ensinamentos, o batismo e etc, que são caminhos para salvação é ensinado pela Igreja logo ela é indispensável para salvação,porem quem salva e faz o Juízo é Deus, a Igreja conduz a salvação!


Lumen Gentium (Concilio Vaticano II): Fora da Igreja não há salvação!

14. O sagrado Concílio volta-se primeiramente para os fiéis católicos. Fundado na Escritura e Tradição, ensina que esta Igreja, peregrina sobre a terra, é necessária para a salvação. Com efeito, só Cristo é mediador e caminho de salvação e Ele torna-Se-nos presente no Seu corpo, que é a Igreja; ao inculcar expressamente a necessidade da fé e do Baptismo (cfr. Mc. 16,16; Jo. 3,15), confirmou simultaneamente a necessidade da Igreja, para a qual os homens entram pela porta do Baptismo. Pelo que, não se poderiam salvar aqueles que, não ignorando ter sido a Igreja católica fundada por Deus, por meio de Jesus Cristo, como necessária, contudo, ou não querem entrar nela ou nela não querem perseverar.

São plenamente incorporados à sociedade que é a Igreja aqueles que, tendo o Espírito de Cristo, aceitam toda a sua organização e os meios de salvação nela instituídos, e que, pelos laços da profissão da fé, dós sacramentos, do governo eclesiástico e da comunhão, se unem, na sua estrutura visível, com Cristo, que a governa por meio do Sumo Pontífice e dos Bispos. Não se salva, porém, embora incorporado à Igreja, quem não persevera na caridade: permanecendo na Igreja pelo «corpo», não está nela com o coração (26). Lembrem-se, porém,

todos os filhos da Igreja que a sua sublime condição não é devida aos méritos pessoais, mas sim à especial graça de Cristo; se a ela não corresponderem com os pensamentos, palavras e ações, bem longe de se salvarem, serão antes mais severamente julgados (27).

Os catecúmenos que, movidos pelo Espírito Santo, pedem explicitamente para serem incorporados na Igreja, já lhe estão unidos por esse desejo, e a mãe Igreja já os abraça com amor e solicitude. (Lúmen Gentium 14)

Conclusão:
Não é errado deduzirmos que fora da Igreja não há salvação logo que é algo criado pelo Próprio Cristo, se ela não nos encaminhasse a salvação a Igreja do Pai seria inútil e Cristo criaria algo inútil? Bom quanto a refutação dizendo que quem salva é Cristo que salva não é igreja isso é certo porem, se aceitarmos somente isso poderíamos dizer assim,o bisturi não opera ninguém mais o médico que não é errado também mais ora é com o bisturi que o médico opera e através desse instrumento que ele consegue sucesso na operação, logo chegamos a conclusão que a salvação vem através da Igreja, com seus ensinamentos e doutrinas vinda diretamente de Jesus e somente a Igreja Católica Apostólica Romana tem a garantia da santa Tradição.

Olhe o que o novo testamento ensina!

a. O que o Novo Testamento condena é, essencialmente, a negação da verdade e não a ignorância pura e simples. Veja em particular: Jo 3,19, Mat 22:8-9, cf. Jo 4,7.


b. Nunca afirma que seja suficiente invocar a Cristo ou afiliar-se a sua Igreja para poder se salvar. Até diz explicitamente o contrário: Mt 13, 41-42; Mt 22, 12-14; Mt 25, 41; 1 Cor 13, 2; Gál 5, 6; Tg 2, 14; 


( não adianta apenas dizer senhor senhor,somente invocar o nem de Cristo, ou somente esta em uma Igreja, mais sim fazer tudo isso em Plenitude estar na verdadeira Igreja e invocar o nome de Jesus!)


Não estou dizendo de forma alguma que quem é protestante ou outras religiões já estão no inferno, por que quem não tem o conhecimento da verdade, que a Igreja Católica é a Igreja de Cristo e por isso não esta em comunhão com ela não será condenado pois a ignorância não é condenatória neste caso! veja as palavras da Igreja sobre isso! :


"Não poderiam se salvar aqueles homens que, conhecendo que a Igreja Católica foi instituida por Deus através de Jesus Cristo e é necessária a salvação, se negarem a entrar ou perseverar nela (Lumem Gentium;14).


ou seja quem conhecer que a Igreja católica é a verdadeira e não a reconhecer ai sim será condenado!


concluindo:


terminando com as palavras do nosso santo magistério, palavras de nossos concílios sobre o assunto! 



À luz destes últimos documentos, cabe-nos resumir assim a tradição da Igreja:


1º) É pela fé que " A Igreja Militante é necessária para a Salvação" (Lumem Gentium;14)


2º) "Não poderiam se salvar aqueles homens que, conhecendo que a Igreja Católica foi instituida por Deus através de Jesus Cristo e é necessária a salvação, se negarem a entrar ou perseverar nela (Lumem Gentium;14).


3º) Em razão do vínculo que une Cristo com a Igreja, ninguém pode se salvar é o mesmo que dizer, viver com Cristo sem estar de certo modo em comunicação com a Igreja.


4º) Na aplicação deste princípio às diferentes pessoas, temos que ter em conta as circunstâncias e possibilidade efetivas de cada um. "Por isso para que uma pessoa alcance sua salvação eterna, não se requer que esteja de fato incorporada na Igreja a titulo de membro, mas sim estar unido a ela pelo menos por um desejo ou aspiração." (carta do Santo Oficio ao arcebispo de Boston, 8 de agosto de 1949. DS 3870).


5º) "Inclusive nem sempre é necessário que esta aspiração seja explicita. Em caso de ignorância invencivel, somente uma simples aspiração implícita " (Ibid) ou inconsciente já pode ser suficiente, se traduz como " a disposição de uma vontade que quer conformar-se com a vontade de Deus" (Ibid). Ou dizendo de outra forma, esta aspiração deve expressar realmente a oposição da vida da pessoa, portanto não pode se tratar de uma salvação de segunda categoria. Este desejo deve estar animado pela caridade perfeita, implicando num ato de fé sobrenatural.


Como conceber psicologicamente este desejo implicito? O Concílio Vaticano II fala sobre "aqueles que, ignorando sem culpa ao Evangelho de Cristo e sua Igreja buscam a Deus com um coração sincero e se esforçam, sob a influênca da graça, em cumprir com obras sua vontade mediante ao juizo da consciência, podem alcançar a vida eterna" . E com mais audácia diz: "Inclusive aqueles que sem culpa não chegaram, todavia, a um conhecimento expresso de Deus e se esforçam em aceitar a graça divina, em levar uma vida reta, muito menos eles será negado pela divina Providência , os auxílios necessários para a salvação" (Lumem Gentium, 16; cf. Gaudium et spes, 22, 5).






Mateus 18,15-17 Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão.Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, DIZE-O A IGREJA. E SE RECUSAR OUVIR TAMBEM A IGREJA, seja ele para ti como um pagão e um publicano. (devemos obediencia a Igreja de Cristo!)


Pedro Henrique Alves ................ Supervisor

0 comentários: