Total de visualizações de página

Musicas do Grupo


Mais da Rede Juvenil na Net

Downloads: roteiros e mais

Postagens populares

Seguidores

Rede Juvenil SJC. Tecnologia do Blogger.

Tweeter

sexta-feira, 25 de março de 2011

Seus Adoradores de Imagens!
Será? Será que adoramos realmente imagens? Os mais inteligentes dos protestantes nem usam mais esse argumento até por que como todos os outros argumentos usados por eles não tem uma fundamentação e quem é mais estudado biblicamente e tradicionalmente consegue entender e refutar tal argumentos,
E mentira quando falam que Deus Proibiu a fabricação de Imagens até por que se ele fizesse isso ele seria contraditório que é uma coisa impossível (Nosso Deus é Perfeito inibido de erros) ele no antigo testamento manda fabricar querubins e também uma serpente de bronze vejamos:
“Farás o tabernáculo com dez cortinas de linho fino retorcido de púrpura violeta, púrpura escarlate e de carmesim, sobre as quais alguns querubins serão artisticamente bordados.(Ex 26,1)


Foi feito o véu de púrpura violeta e escarlate, de carmesim e linho retorcido, onde foram


bordados artisticamente alguns querubins.(Ex 36,35)


Fez dois querubins de ouro, feitos de ouro batido, nas duas extremidades da tampa(Ex 37,7)


Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura..., Mandou esculpir nelas querubins, palmas e flores desabrochadas, e cobriu tudo de ouro, ajustado às esculturas...(1Rs 6, 23.35)


Nos painéis enquadrados de molduras, havia leões, bois e querubins, assim como nas travessas igualmente. Por cima e por baixo dos leões e dos bois pendiam grinaldas em forma de festões(1Rs 7, 29)
Acima da porta, no interior e no exterior do templo, e por toda a parede em redor, por dentro e por fora, tudo estava coberto de figuras:. querubins e palmas, uma palma entre dois querubins. Os querubins tinham duas faces: uma figura humana de um lado, voltada para a palmeira, e uma face de leão voltada para a palmeira, do outro lado, esculpidas em relevo em toda a volta do templo. Desde o piso até acima da porta, havia representações de querubins e palmeiras, assim como na parede do templo.(Ex 41,17-20).


“...No dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou no Horeb, do meio das chamas, não vistes forma alguma.Não vos corrompais fabricando um ídolo, uma forma qualquer de divindade, imagem de um homem ou de uma mulher”.(Dt 4,15-16)

“e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente(...). Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era


mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida”(Nm 21,8-9).


então Pedro me explica a passagem: "Ex 20, 4: "Não farás para ti imagem esculpida de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra." Como sempre nossos irmãos protestantes distorceram a palavra de Deus e o pior disso como lemos o meio de um livro e julgamos o começo?


Para ter-se um entendimento e necessário um leitura completa e não só de um versículo,por isso a necessidade de um santo magistério que só a nossa Igreja tem! Vamos lá Deus proibiu sim a fabricação de imagens mais imagens feita para idolatria como foi feito logo depois que o Povo foi liberto do Egito ele fizeram uma imagem de um bezerro falando que aquele era o Deus que tinha liberto eles do Egito tanto que Deus mandou depois Moises destruir tal imagem e assim foi feito! Preste atenção em (Ex 32,1-8): 1- Vendo que Moisés tardava a descer da montanha, o povo agrupou-se em volta de Aarão e disse-lhe: “Vamos: faze-nos um deus que marche à nossa frente, porque esse Moisés, que nos tirou do Egito, não sabemos o que é feito dele.”


2- Aarão respondeu-lhes: “Tirai os brincos de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas, e trazei-mos.”


3- Tiraram todos os brincos de ouro que tinham nas orelhas e trouxeram-nos a Aarão,


4- o qual, tomando-os em suas mãos, pôs o ouro em um molde e fez dele um bezerro de metal fundido. Então exclamaram: “Eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito.”


5- Aarão, vendo isso, construiu um altar diante dele e exclamou: “Amanhã haverá uma festa em honra do Senhor.”


6- No dia seguinte pela manhã, ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos. O povo assentou-se para comer e beber, e depois levantaram-se para se divertir.


7- O Senhor disse a Moisés: “Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do Egito.


8- Desviaram-se depressa do caminho que lhes prescrevi; fizeram para si um bezerro de metal fundido, prostraram-se diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito.


Esse tipo de imagens sim é condenada por nossa Igreja pois são imagens pagãs e que nada tem a ver com Deus e suas heranças ,essa imagem sim foi feita para a Idolatria, convido a  você a comparar as passagens  que dei sobre as passagens: .(Ex 26,1) .(Ex 36,35) . (Ex 37,7) . (1Rs 6, 23.35) . (1Rs 7, 29) .(Ex 41,17-20) . (Dt 4,15-16) . (Nm 21,8-9).


Depois disso não é preciso uma explicação mais clara acho!


Vamos entender ADORAR só se deve a Deus e mais ninguém,se conhece alguém que adora imagem esse não é católico ensine-o que esse gesto magoa e é pecado a Igreja Católica nunca ensinou e nem aprovou tal ato então não se deve culpar a mesma!


Catecismo:
“No entanto, desde o Antigo Testamento, Deus ordenou ou permitiu a instituição de imagens que conduziriam simbolicamente à salvação por meio do Verbo encarnado, como são a serpente de bronze, a Arca da Aliança e os querubins” (§ 2130).


“Todos os sinais da celebração litúrgica são relativos a Cristo: são-no também as imagens sacras da santa mãe de Deus e dos santos. Significam o Cristo que é glorificado neles. Manifestam ‘a nuvem de testemunhas’(Hb 12,1 ) que continuam a participar da salvação do mundo e às quais estamos unidos, sobretudo na celebração sacramental. Por meio de seus ícones, revela-se à nossa fé o homem criando ‘à imagem de Deus’(cf. Rm 8,29 ; 1Jo 3,2 ) e transfigurado ‘à sua semelhança’, assim como os anjos, também recapitulados em Cristo...”(§ 1161)


“O culto às imagens sagradas está fundamentado no mistério da encarnação do Verbo de Deus. Não contraria o primeiro mandamento”.(§ 2141)




Documentos da Igreja sobre o assunto

“Para proferir sucintamente nossa profissão de fé, conservamos todas as tradições da Igreja, escritas ou não-escritas, que nos tem sido


transmitidas sem alteração. Uma delas és a representação pictórica das imagens, que concorda com a pregação da história evangélica, crendo que, de verdade e não na aparência, o verbo de Deus se fez homem, o que é também útil e proveitoso, pois as coisas que se iluminam mutuamente têm sem dúvida um significado recíproco” (II conc de Nicéia, em 787).


“...as veneráveis e santas imagens, bem como as representações da cruz preciosa e vivificante, sejam elas pintadas, de mosaico ou de qualquer outra matéria apropriada, devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, sobre os utensílios e as vestes sacras, sobre paredes e em quadros, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, como a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos” (II conc. De Nicéia: DS 600).


“A beleza e a cor das imagens estimulam minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória a Deus” (S. João Damasceno).

O desenho mudo sabe falar sobre as paredes das igrejas e ajuda 604, Papa e doutor da Igreja, a Sereno, bispo de Marselha: ´Tu não devias


quebrar o que foi colocado nas igrejas não para ser adorado, mas simplesmente para ser venerado.

Uma coisa é adorar uma imagem, outra coisa é aprender, mediante essa imagem, a quem se dirigem as tuas preces. O que a Escritura é para aqueles que sabem ler, a imagem o é para os ignorantes; mediante essas imagens aprendem o caminho a seguir. A imagem é o livro daqueles que não sabem ler (Epístola XI 13 PL 77,1128c - S. Gregório de Nissa 394).

Ter imagens já eram costumes dos primeiros Cristãos e um costume ótimo pois é quando reconhecemos os martírios de nossos santos e a
pureza de nossa virgem mãe e venerável tal atitude,e nada anti Cristão irmãos!


Conclusão


Como vimos,ou nosso Deus é contraditório ou ter imagens e venerar quem nela é representada e totalmente lícito, desafio qualquer opositor deste artigo me trazer um documento católico ensinando a Adoração  de imagens,se somos tal adoradores não haverá dificuldade em encontrar, nosso Deus como vimos acima mandou fazer imagens a qual representaria algo ou alguém a ser lembrado ou venerado e condenou a Idolatria rendida a supostas imagens pagãs então saibamos que nós não somos e nunca fomos adoradores de imagens.

Escrito Por: Pedro Henrique Alves.......... Supervisor!

2 comentários:

Jonas disse...

Bom documento,

Rico em informação,

poderia ter um titulo menos agressivo bem como certas expressões contidas neles ^^

Tainara Oliveira disse...

muitas vezes as pessoas pensam q nós catolicos somos adoradores de imagens mas isso está super errado, pois temos imagens em casa, mas não para adora-la , mas sim para lembrarmos de um profeta de antes q anunciava as pessoas a chegada de nosso deus e irmão jesus!!!